BASE DE CONHECIMENTO

Bem Vindo, Faça Login ou Registre-se
Bem Vindo, Faça Login ou Registre-se

O que é propagação de DNS?

-----

O Webster define propagação como:

a) O ato ou ação de propagar: como um aumento (a partir de um tipo de organismo) em números b) a propagação de algo (como uma convicção) no exterior ou em regiões novas c) amplificação ou extensão (a partir de uma divisão) em um corpo sólido

Para nossos propósitos, a definição B é muito mais apropriada. Bem literalmente, propagação é o tempo durante qual sua Zona DNS é atualizada em servidores de todo o mundo.

Por que leva demora tanto? Há várias razões, mas alguns estudos sugeriram que existem milhões de Servidores de DNS que precisam ser notificados da informação nova literalmente! Após registrar um novo domínio ou realizar a alteração dos servidores DNS, existe um prazo para que esse domínio seja publicado e divulgado em todos os servidores dns existentes.

O processo de publicação é feito pelos órgãos responsáveis pelo registro de domínios (Fapesp, Enom, Registar e etc). Estes órgãos atualizam seus servidores publicando uma “lista” de novos registros de domínios e alterações de servidores DNS, para domínios já registrados. Esse processo é seguido da propagação, durante a qual as bases de dados dos servidores DNS dos provedores de acesso são atualizadas.

Após esse processo, os domínios passam a apontar para o endereço IP do servidor onde estão as informações do site. Por exemplo, você transferiu o seu site de outro provedor para nós, alterou os servidores DNS e a publicação ocorreu normalmente. A publicação significa que a partir daquele momento quem responderá pelo domínio será o novo servidor, é como se fosse um "Diário Oficial" só que para toda a Internet.

Normalmente, a publicação não ultrapassa 72 horas, mas podem ocorrer situações, principalmente no caso de domínios internacionais, em que este prazo é extrapolado. Isso depende exclusivamente da política do órgão que realiza os registros. Além disso, a propagação dessas informações para os servidores DNS dos provedores de acesso pode levar algum tempo.

O que pode acontecer:

Você tenta acessar o seu domínio e ainda aparece o site que estava no antigo provedor, mas o domínio no registro está com status publicado. Isso ocorre justamente por causa do tempo necessário para a propagação(atualização) dos servidores DNS do seu provedor de acesso.

Isso também se aplica a e-mails e bancos de dados, que podem ser consultados no antigo provedor.

O tempo de propagação é o período de tempo que levam os servidores de DNS de todo o mundo para atualizarem-se com a nova informação. Geralmente leva entre 1-2 dias para as mudanças serem "visiveis" localmente, e entre 2-7 dias a nível mundial, pois todos os provedores de internet devem atualizar seus arquivos de DNS para refletir novas localizações de endereços de sites. Este processo é automático e o tempo levado varia de servidor para servidor.

Leia Também

O que é Hospedagem de Sites?

O que é DNS?

Como conectar no Painel de Controle da Hospedagem (cPanel).

Registrei um domínio. Quais servidores DNS devo usar?

O que é propagação de DNS?

O que é a EPP Key de um domínio?

O que significa domínio?

Como acessar a versão do Painel de Streaming para celular.

 


© 2017 Host Royal
APP por HostMGR
Idioma: